A MEIO-FIO é uma cadeira de 3 apoios com uma linha marcando os beirais laterais em evidência. Uma cadeira com suas pontas menores justamente para que possa dar espaço às conversas banais que surgem à beira da calçada. Inspirada pelo movimento comum no interior das cidades brasileiras e algumas periferias das capitais, a antiga conversa de calçada ainda resiste ao tempo como um forte costume da nossa cultura. Parte da coleção de “B de Brasilis” sob a direção criativa da arquiteta e designer Julia Nogueira, a cadeira é inspirada em costumes, expressões e experiências culturais — particularmente a ideia de sentar na calçada e ter conversas casuais com os vizinhos. Ao todo são 12 objetos divididos nas categorias: sentar, relaxar, comer e levar. A primeira parte aqui apresentada da coleção na categoria SENTAR é composta por uma variação da linha MEIO- FIO, composta por banco, cadeira e banqueta.
Se você mora ou viaja frequentemente para cidades pequenas, deve conhecer o hábito que muitas pessoas têm de levar uma cadeira para a calçada e se sentar ao lado de vizinhos, para jogar conversa fora. Esse movimento de pausa para a ‘prosa’ no meio da rua teve início na década de 40 e ainda permanece em alta principalmente nos espaços e propostas de ocupação pública
As cadeiras possuem 400mm x 380mm x 650mm com altura do assento 430mm e são feita sem madeira maciça com acabamento nas cores verde-palmeira, azul-danúbio e pequiá natural. Seu design é leve, simplificado e equilibrado com uma cadência entre linhas horizontais e verticais que trazem dinamismo às peças, particularmente destacadas quando configuradas em conjunto. A versão com acabamento natural, é produzida em madeira pequiá com acabamento em verniz incolor.
“a MEIO-FIO é uma cadeira de 3 apoios com beirais laterais em evidência e pontas menores, elaborada justamente para facilitar as conversas banais que surgem à beira da calçada” - Julia Nogueira, diretora criativa
Para a produção desta linha, a designer Julia tinha como objetivo utilizar o mínimo possível de material para criar um desenho prático e fácil de ser replicado. O apoio em 3 pés, com sua inversão para a parte frontal, mostra um diferencial de posicionamento dos apoios se compararmos com outros objetos. Como uma forma de trilhar um caminho diferente para a produção e comunicação do design de mobiliário no Brasil, a coleção “B de Brasilis” se debruça no passado, reverenciando criações de artistas como Lina Bo Bardi, Joaquim Tenreiro, José Zanine Caldas e Sérgio Rodrigues; que popularizaram os objetos de três apoios.
Já o seu processo de fabricação do objeto começa com recorte da madeira maciça e posterior separação das partes apresentadas no diagrama. Todas as partes sofrem arredondamento das bordas em máquina de torneamento, com encaixes e encontros entre peças obtidas por recorte manual produzidas pelo marceneiro Caio Gasparini, dono da Marcenaria Fina Gasparini localizada na zona norte de SP.